Informativo

Cooperativa e Organização Social: As vantagens das cooperativas perante as demais empresas



A cooperativa é uma associação de pessoas, mas ela também é uma empresa econômica. Por isso se diz que a cooperativa tem dupla natureza.

Como associação, a cooperativa reúne pessoas que têm interesses comuns. Nessa associação, todos os cooperados têm os mesmos direitos e os mesmos deveres, definidos em seu estatuto.

Como empresa, a cooperativa é criada pelas pessoas para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns. Nessa empresa, a propriedade é coletiva e democraticamente administrada.

Uma vez que a cooperativa é uma associação de pessoas, nela cada pessoa tem apenas um voto, enquanto que em outras empresas, o número de votos depende do Capital que cada um tem nessas empresas.

Por qual motivo as pessoas constituem cooperativas?

Essa é uma pergunta inquietante. Contudo, se analisarmos a situação de uma pessoa, poderemos entender melhor o motivo.

Cada pessoa tem inúmeros interesses, necessidades e problemas. Muitos deles, ela mesmo consegue resolver. Mas existem alguns que ela só consegue resolver unindo-se a outras pessoas que têm o mesmo interesse, a mesma necessidade ou o mesmo problema. Assim ela participa da comunidade, da Igreja e de outras entidades. Ela também se associa a clubes e sociedades. Além disso, ela se filia ao sindicato e a um partido político. Enfim, ela vai se articulando em todos os sentidos e de todas as formas para atingir os seus interesses, satisfazer as suas necessidades e resolver os seus problemas.

Um aspecto fundamental da vida das pessoas é o econômico. Esse aspecto é importante porque se relaciona à sobrevivência das pessoas. O indivíduo é desafiado a buscar a melhor saída para essa questão. Muitas alternativas lhe são oferecidas pelo mercado mas, em quase todas, ele se torna apenas um objeto para satisfazer os interesses dos outros, pois são outros os que tomam as decisões, conforme os seus próprios interesses.

Mas existe uma alternativa em que a própria pessoa, juntamente com outras, pode constituir a sua empresa econômica, onde solidariamente toma as decisões e usufrui os resultados. Esta empresa é a Cooperativa.

Se em outras empresas a participação nas decisões e nos resultados é mais ou menos permitida, na cooperativa a participação é exigida pelo próprio modelo de organização, pois nela os cooperados são os donos. Sem essa participação dos cooperados, não existe cooperativa legítima. Quanto mais consciente e responsável a participação, tanto mais eficiente será a empresa cooperativa.

Se a cooperativa pertence aos seus cooperados, cabe a eles a tarefa de traçar as políticas desta empresa, definir suas diretrizes, tomar as grandes decisões e manter permanente controle da mesma para que ela seja efetivamente uma empresa autogestionada. Por isso se diz que a cooperativa resolve problemas sociais, através da empresa econômica e resolve problemas econômicos, através da associação das pessoas.

Assim, a cooperativa e o cooperativismo como um todo, são uma proposta para corrigir os desequilíbrios sociais e econômicos, garantindo:

  1.       Organização autogestionada das pessoas em todos os setores da economia
  2.       Distribuição mais adequada da renda
  3.       Educação das pessoas para a solidariedade e para a democracia
  4.       Desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária, composta de pessoas no exercício pleno da cidadania

Toda cooperativa deve promover a união de esforços em benefício das comunidades onde atua.

A empresa cooperativa é o resultado concreto da mais avançada forma de organização social e econômica: o cooperativismo. E, como tal, tem o importante papel de despertar essas comunidades para a evolução social e o crescimento econômico, à medida que se torna cada vez mais uma competente representante dos anseios de seus integrantes, e um forte agente de solução dos problemas que são comuns a um grupo de pessoas.

A cooperativa, sendo fruto da iniciativa coletiva e parte integrante e ativa da sociedade como um todo, deve preocupar-se em manter bom e sólido relacionamento com todas as forças vivas da sociedade. Assim, até as pessoas não cooperativadas saberão dimensionar a importância da cooperativa e o quanto indiretamente dependem da mesma para sua existência.

Endereço


Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Economia Rural, sala 207
Av. PH Rolfs, s/n – Viçosa/MG
CEP: 36580-900
Telefone: 3899-1685
campic@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress