O Movimento Empresa Júnior
Você já ouviu falar no MEJ?
Então, pra quem não sabe, ou tem pouco conhecimento, o movimento Empresa Junior tem basicamente como objetivo preparar universitários para empreender através da vivência empresarial durante a graduação.
Elas são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de ensino superior organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam não só para o desenvolvimento do país ,mas também é uma forma do alunos/membros se tornem profissionais capacitados e comprometidos para o mercado de trabalho.
Já pensou que legal ter uma experiência dessas já na faculdade?
As EJ’s fazem parte no terceiro setor da economia, pois estão enquadrados no setor privado e não têm por fim último o lucro. Dessa forma, podem oferecer serviços de qualidade a um custo baixo.
As empresas juniores atendem principalmente o mercado das micro e pequenas empresas, que costumeiramente não tem acesso a consultoria quando enfrentam grandes dificuldades de gestão. Para garantir um excelente resultado, todo o trabalho executado é acompanhamento e a orientado por um professor orientador da respectiva área do conhecimento.
Entre os valores e princípios que guiam as ações do movimento, estão o compromisso com resultados, a postura empreendedora, a sinergia e cooperação entre diferentes empresas juniores, a transparência e o orgulho de fazer parte do movimento.
O movimento acredita na construção de um país mais empreendedor, competitivo, com melhores empresas, governos e universidades. Um Brasil mais ético, mais educador e colaborativo, com a formação de líderes que empreenderão uma mudança no país. Fica a pergunta…
Como tudo começou?
Tudo começou na França em meados de 1960, quando o país passava por um período com alta demanda das indústrias por profissionais qualificados, mas universidades lotadas e mal equipadas, controladas por uma administração resistente a mudanças.
Com a situação, os alunos estavam preocupados com a falta de contato com o mercado de trabalho e, consequentemente, com a desqualificação profissional. Assim, fundaram em Paris a ESSEC Conseil, primeira empresa júnior do mundo.
Depois dela, o Movimento Empresa Júnior espalhou-se por todo o mundo, tendo como objetivo oferecer experiência empresarial, ainda durante a graduação, através da prática da profissão, seguindo, principalmente, três frentes: aprendizado por projetos, por gestão e por cultura empreendedora.
O Mej iniciou no Brasil, em 1987, pela Câmara de Comércio Brasil-França. No ano seguinte, foi fundada a primeira empresa júnior brasileira: a EJFGV, dos cursos de administração, direito e economia da Fundação Getúlio Vargas, na cidade de São Paulo.
Continue seguindo nossos posts!
Agradecemos sua visita!